Minha Vitamina Verde...





Os sucos e vitaminas verdes estão em todo canto e para quem, como eu, bebe vitaminas de frutas com vegetais desde criancinha, não há novidade alguma na moda das vitaminas verdes... Mas acho que as novas modas sempre contribuem positivamente para educar, neste caso reforçar o hábito de consumir essas vitaminas de excelente valor nutricional, junto as novas gerações...

Mas preciso confessas que acho muita graça da forma como os velhos sucos, tão comuns lá em casa e em qualquer loja de sucos do Rio, foram rebatizados com nomes da moda. Uma andada pelos Hortifrutis do Rio e a pessoa (já com uma certa idade, diga-se de passagem) morre de rir com os novos apelidos: suco detox, suco energético, suco bronzeador, suco diurético, suco refrescante, suco da mulher etc... Até os mais distraídos sem surpreendem!




Mas para essa velha carioca, as vitaminas sempre foram um porto seguro. Preparadas com frutas e vegetais frescos, sem adição de açúcar e/ou adoçantes e sem misturar com sucos prontos, são parte do conhecimento que herdei de minha mãe, que sempre fez sucos e vitaminas sensacionais lá em casa. A minha vitamina verde é deliciosa e rica, não apenas de sabor, mas de nutrientes. E pode ser feita com a folha que você desejar. Eu uso espinafre pois acho o espinafre delicioso e é super saudável. Mas se você tiver acesso a outras alternativas como couve e/ou agrião, também está valendo. Uma coisa que eu nunca uso é salsão pois acho indigesto demais.




Vitamina verde



100g de folhas de espinafre (ou agrião, ou couve)
Meio abacate
Uma banana e meia (usei uma banana + pedaços de uma banana congelada)
Pedaços de abacaxi (usei congelado)
Um kiwi inteiro
Uma ou duas laranjas seletas
Um naco de pepino
Água filtrada e gelo para bater



Como:


Coloque todos os ingredientes no copo de um liquidificador, adicione água filtrada gelada em quantidade suficiente para cobrir metade do volume dos ingredientes. Adicione mais ou menos líquido de acordo com sua preferência por uma consistência mais fina ou mais grossa. Mas não encha demais de água, para não ficar muito aguado. Lembre que o espinafre ocupa espaço no copo do liquidificador, mas depois de batido não gera muito suco. Adicione gelo se desejar e bata bem até ficar uma vitamina bem homogênea, sem pegaços de folha de espinafre. É importante bater bem pois a vitamina não será coada e precisa estar sem pedaços.

Sirva imediatamente. Rende 4 copos grandes.



Dicas:

- Para ficar cremoso e homogêneo eu sempre adiciono abacate e banana. Com a adição dessas duas frutas, mesmo batendo o suco/vitamina com água, o suco fica homogêneo e praticamente não se separa. Claro que, se você deixar o suco de um dia para o outro, os sólidos do suco acabam se separando da água. Mas o suco deve ser consumido imediatamente, principalmente sucos com banana e abacate, muito sensíveis a oxigenação.

Comentários

Adorei a dica, muito saudável!
Beijos
CamomilaRosa
Unknown disse…
Carioca sempre tomou mix de frutas no copo, é verdade! Lembro que torcia muito o nariz pra laranja com mamão; cenoura, beterraba e laranja; mas no Rio, com tanta gente tomando, não era possível que fosse ruim! rs.. foi o que eu pensei pra quebrar um preconceito bobo. Se a gente aprende a dosar, a delícia é garantida!
Já vou incorporar essa vitamina nas minhas manhãs corridas :D
Bjs

ps: que maravilha ver post novo por aqui! e com essas fotos lindas, então..

Postagens mais visitadas