Hummus (hamos, houmous, hommos, hommus, hummos ou hummous) de Espinafre



Para minha alegria, o nosso jardim está produzindo montes de espinafres este verão. E mesmo diante de alguns fracassos (parte dos vegetais que plantamos este ano não gostaram do verão norueguês) eu estou imensamente feliz com os resultados do ano pois meus espinafres, rúculas e salsinhas estão dando que é uma beleza este ano. Eu em geral me dedico mais as frutas, das framboesas, ameixas e maças. O Per é quem trabalha mais pesado com as "camas" de vegetais. Mas este ano eu me dediquei um pouco mais pois desejo colher muito espinafre e está compensando. Espinafres é uma das minhas folhas favoritas e cai bem em tudo...


Diante da fartura de espinafres, eu tenho aproveitado para coloca-los espinafres em tudo o que posso. Eu adoro em saladas, com raspinhas de maça e pepino e molho de azeite de avelãs. Adoro adicionar em vitaminar, para energizar ainda mais. E em todo tipo de molhos e sopas, para deixa mais nutritivo e dar cor. Hoje eu resolvi misturar com o grão de bico e fazer um hummus de espinafre. Não coloquei muitas folhas, apenas duas xícaras e, por isso, não esverdeou demais. Mas dá para colocar mais, adicionar um tanto de água para não ficar grosso demais e bater junto com os demais ingredientes.

Mas cuidado: Espinafres orgânicos produzidos no quintal de casa promovem uma carga incalculável de alegria e prazer, controle-se...




Meu Hummus de Espinafre



200g de grão de bico cozido
100 a 200ml da água do cozimento do grão de bico
4 colheres bem cheias de tahini (massa de gergelim pura)
100 ml de suco limão (use menos ou mais se desejar)
2 dentes de alho
2 xícaras de espinafre fresco lavado
sal a gosto
pitadinha de cominho em pó (opcional)
3 a 4 colheres de sopa de óleo de gergelim não refinado (prensado a frio)
4 a 6 colheres de sopa de azeite extra virgem (use mais ou menos, se preferir)
1 xícara de salsinha picada (use mais, ou menos, se preferir)
paprica para salpicar (opcional)
curcuma para salpicar (opcional)

Como:

Deixe os grãos de bico de molho em água fria por uma noite. No dia seguinte escorra a água do molho, lave os grãos e coloque-os numa panela. Cubra os grãos com água fresca, leve a panela ao fogo médio e deixe que o grão de bico ferva até cozinhar (30 a 40 minutos). Depois de cozidos, escorra a água e reserve parte dela para processar a mistura. Importante começar a preparar o hommus enquanto os grãos ainda estiverem quentes pois eles vão formar uma mistura mais homogênea quando processado quente. Coloque os grãos ainda quentes no copo de um liquidificador/processador/mixer de mão. Adicione o tahine, o alho, os espinafres, uma boa parte da salsinha e uma parte da água, o suficiente para ajudar a bater a misturar. Processe até obter uma espécie de vitamina bem grossa (de 1 a 2 minutos). Abra o liquidificador/processador e adicione o óleo de gergelim, o suco de limão e mais água, se necessário, e processe um pouco mais (1 a 2 minutos). Prove e adicione sal, pimenta do reino, cominho e mais limão e água, se necessário, e processe um tanto mais. Transfira para um tigela, faça uma cova no centro, adicione o azeite e a salsa picada. Salpique curcuma e paprica e sirva do jeito que preferir. Eu deixo esfriar antes de servir. Mas sirva quente se desejar.



Obs. 1 - O segredo de um bom hommus está na textura. Há quem prefira hummus mais aguado, outros hummus mais grosso. O segredo é processar quente, usar a água do cozimento comedidamente, adicionando aos poucos. Nada de derramar uma xícara de água quente no liquidificar e depois ficar com um hommus aguado... Adicione água aos poucos.

Obs. 2 - A adição do espinafre não altera o sabor, pois espinafre não tem gosto de nada, mas altera a textura e você vai precisar adicinar mais água do que o normal para obter uma boa consistência na hora de processar. Se usar espinafres congelados (o que eu não recomendo) vai precisar de menos água.

Obs. 3 - O tempero do hummus fica ao gosto do freguês. Use menos alho se preferir e mais ou menos suco de limão. Alho e limão fazem um bela diferença no resultado final. Eu sempre uso alho demais, mas gosto assim. Se preferir um sabor mais suave de alho, use um dente apenas. Também adoro usar bastante óleo de gergelim, tahine e suco de limão. E só adiciono azeite no final. Eu também adiciono um tanto de salsinha na hora de processar.



PS. Lembre que sexta-feira é o último dia para comentar e concorrer a um pacote de 200g de giandujotti...






Comentários

saboracasa disse…
super! uma sugestão tão saborosa :)
Cininha disse…
Já tenho visto essa coisa de humus em outros blogs, mas nunca provei, espinafres cá em casa costumam ser só para sopa :-)
Vanderleia disse…
Que delicia deve ser colher tudo o que precisa fresquinho no próprio quintal.O sabor é completamente diferente do que compramos nas grandes cidades.Esse hommus ficou com uma aparência deliciosa.Anotei a receita.Bjos.
Vou experimentar ainda este fim de semana. Adorei!
Beijo
Unknown disse…
Hommus já é uma delícia, com esse upgrade de espinafre agregando mais saúde, quero experimentar!
Anônimo disse…
Sou dessas pessoas que não acredita em amor à primeira vista, mas acaba de me ocorrer uma mudança brusca de paradigma... Li seu blog e me apaixonei à primeira vista/leitura.
Anônimo disse…
*Sou dessas pessoas que não acreditaM em amor à primeira vista, mas acaba de me ocorrer uma mudança brusca de paradigma... Li seu blog e me apaixonei à primeira vista/leitura.
Valentina disse…
Que show esta receita. Gosto de humus imensamente e já viz algumas variações. Esta com espinafre será a próxima. Já estou anotando.
Bernat disse…
Olá Claudia,

Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br
Anônimo disse…
Claudia,

Há quanto tempo longe do blog...

"sabor saudades..."

beijos
Loise

Postagens mais visitadas