Macarons de avelãs com doce de leite: Na cozinha com Daisy 1...



Saudades, muitas saudades de estar aqui...

Minha mãe está passando uns meses por aqui e ando demonstrando na cozinha coisas que minha mãe nunca experimentou fazer. Apesar de ter aprendido com ela quase tudo o que eu sei de cozinha, há uma série de receitas pelas quais ela nunca se interessou, e por isso nunca fez, receitas que eu faço com frequência e que ela até gostaria de aprender a entender e eventualmente fazer. E macarons era uma destas receitas. Apesar da minha mãe fazer maravilhosos suspiros há muitas décadas, de ter me ensinado a fazer suspiros e diversos outros tipos de doces de ovos, de já ter feito milhões de suspiros nesta vida, minha mãe nunca tinha feito macarons... Naturalmente.



E os macarons de hoje eu fiz para demonstrar para ela como é eles são fáceis de fazer. Ela diz que não tinha nem paciência para ler a receita longa e complicada que eu publico... como assim complicadas??? Mas enfim, como eu tinha um monte de avelãs em casa usei-as no projeto. Avelãs italianas orgânicas deliciosas. Apesar de preferir macarons sem recheio era necessário rechea-los para deixa-los com carinha de macarons. Como recheio usei um doce de leite que estou vendendo lá na loja, um doce de leite fantástico, sem aditivos, nem sabores adicionais naturais ou artificiais, feito apenas de leite e açúcar, do jeito que eu gosto.




Eu tive o prazer de conhecer o moço que fabrica este doce de leite numa feira de produtos em Oslo. Nicolas Vahé é um chef francês que vive e trabalha na Dinamarca e mantém uma linha de produtos que é simplesmente sensacional. Provei tudo o que ele faz na tal feira e estou super feliz por poder vender as coisas que ele produz. As geléias do Nicolas são uma coisa de louco, há uma geléia de manga com maracujá que é melhor do que todas as geléias que eu já provei na vida. Ele produzia até doce de abóbora com coco ele, serio, mas infelizmente este saiu de linha na último catálogo.



Semana que vem devo encontra-lo novamente pois voltarei à tal feira com um convite da empresa dele. Estou louca para provar as novas delícias que ele vai lançar na feira de primavera verão em Oslo na semana que vem... Mas voltando ao macaron, bem, a novidade é que não deixei as claras descansarem uns dias antes de usa-las. Na verdade elas ficaram na bancada da cozinha algumas horas apenas, suficiente para atingirem temperatura ambiente já que estavam geladas e o resultado foi fenomenal... Preciso experimentar o resultado com amêndoas antes de sair por aí afirmando que não é necessário deixar as claras desidratando antes de fazer macaron...





Macarons de Avelãs com Doce de Leite

Originalmente publicado aqui


140 a 150 gramas de claras de ovo (quatro claras grandes)
150 gramas de avelãs descascadas
250 gramas de açúcar de confeiteiro
60 a 70 gramas de açúcar branco
1/2 colher de café de baunilha em pó
doce de leite para rechear

Como:

Toste de descasque as avelãs ainda quentes. Deixe as avelãs esfriarem e então processe as avelãs com o açúcar de confeiteiro até formar uma farinha fina, depois passe a mistura pela peneira e então pese.

Batas as claras em neve, quando começarem a endurecer adicione o açúcar branco, uma colher de cada vez e bata até formar um suspiro brilhante.

Adicione a baunilha ao suspiro e depois vá adicionando partes da mistura de açúcar de confeiteiro e avelãs e mexa suavemente, mexendo a espátula de baixo para cima, até incorporar totalmente a farinha aos suspiro. Não mexa demais, apenas o suficiente para que obter uma mistura homogênea. O ponto correto dos macarons deverá achatar depois de colocada na forma, formando um círculo de massa bem baixinho, sem a pontinha arrepiada dos suspiros.

Usando um saco de confeiteiro, ou uma colherzinha, forme círculos de massa em tabuleiros forrados com papel manteiga (você vai precisar de uns três ou quatro tabuleiros) e deixe que os biscoitos recém formados sequem por cerca de 10 a 15 minutos, ou até que formem uma casquinha, antes de assar. Asse por 12 minutos a 160C.

Obs. Você vai precisar conhecer bem o seu forno para obter os melhores resultados pois o tempo de forno pode arruinar o resultado final.

Obs 2. Deixe esfriar antes de retirar os biscoitos do papel. Eu nunca tive problema para retirar os biscoitos do papel manteiga, mas aqui é um lugar muito seco, talvez em ambientes mais úmidos seja mais difícil retira-los ddo papel.

Obs 3. Quando faço este biscoito costumo deixar as claras fora de geladeira, desidratando por uns dias. Dessa vez deixei cerca de oito horas na bancada da cozinha ( esta foi a primeira vez que deixei as claras tão pouco tempo e deu super certo).

Rende cerca de 50 casadinhos, 100 biscoitinhos lindinhos como os das fotos...



Obs 4... A mama não curtiu o resultado, achou doce demais... mas é por isso que eu não gosto de macarons recheados, acho-os dulcíssimos... insuportavelmente doces, sem recheio são apenas biscoitinhos... doces mas suportáveis. Volto já com mais uma receita para a mama!

Obs 5. Depois de fazer centenas e mais centenas de macarons eu me sinto tentada a afirmar que castanha do pará e avelãs ajudam a produzir macarons mais bonitinhos e mais sustentáveis do que amêndoas... mas isto é o que a minha experiência tem me mostrado... não contém em si qualquer verdade científica...

Comentários

Beth Martins disse…
Estes macarrons estão dignos de uma vitrina amiga perfeitinhos e sem duvida uma verdadeira tentação adoroooooooo!

beijinhos
Isabel disse…
Claudia,
deve ser muito bom ter a mãezona aí consigo, não? Imagino as delícias preparadas nessa casa :)
Os macarons ficaram com uma cara linda como sempre.
Bjs
Claudia disse…
Beth,

E ficaram deliciosos mesmo, mas não dá para comer muitos pois taí um biscoitinho doce... mas uns dois ou três a gente não consegue resistir...

Isabel,

Você não imagina como é bom ter a mãe em casa... uma tranquilidade imensa e uma grande diversão para todos, especialmente as crianças.
E estamos experimentando bastante na cozinha... E ontem fiz massa folheada e depois pastéis de nata com creme de amburana que ficou uma maravilha. Será a próxima postagem... e já está quase pronta.

Beijos garotas!

Claudia
Cininha disse…
Pois ainda bem que voltou, porque eu já estava cansada de ver aqueles frasquinhos cor de rosa na sua imagem hehehehe
Adorei os seus macarons como sempre ficaram lindos, ainda volto a experimentar :-)
Bons cozinhados com a mamy.
Cristiane disse…
Ah! Enfim você apareceu...
Estava com muita saudade das suas receitas e também das fotos tiradas das receitas em cima da mesa da sua cozinha com aquela janela por onde se vê uma linda paisagem.
Feliz Ano Novo pra vocês!

Abraços
Cristiane.
Claudia disse…
Alcina,

Nem eu aguentava mais aquelas garrafinhas rosas... mas agora espero conseguir escrever com mais frequência...estava louca para voltar!


Cristiane,

Você não imagina a saudade que eu sinto do blog... me dá uma tristeza horrível não ter tempo de preparar nada para o blog... mas espero que isso não aconteça mais...


Beijos,

Cláudia
Valentina disse…
Já tinha visto outros que preparastes . sempre saem tao bonitos.
Susana Gomes disse…
Não há volta a dar, são doces! Mas estão lindos. :))

Postagens mais visitadas