Geléia orgânica de framboesa e chocolate



Desde que eu voltei da Alsácia, daquela visita ao Relais de Madame Ferber, que eu ando obcecada com geléias e tenho feito diversas experiências aqui em casa misturando frutas diversas e tem dado super certo. Se eu estivesse no Brasil, hoje, eu iria abandonar a teoria e iria produzir geléias artesanais comercialmente, muitas geléias, licores, sucos, frutas em caldas, tudo orgânico. Com o mundo de opções e diversidade do Brasil é possível conseguir o impossível e criar sabores deliciosos e inesperados. Mas eu estou aqui e a coisa aqui não é fácil, a fartura dura pouco e a diversidade não vai muito além dos morangos, groselhas, framboesas e mirtilos. A minha fissura momentânea por geléias faz par perfeito com as framboesas do nosso jardim, estou super apaixonada por elas que a cada ano que passa estão mais generosas.



É uma delícia acordar pela manhã, sair pela porta dos fundos e ir colher framboesas e groselhas para fazer vitamina para o café da manhã. Mas acho que hoje colhemos as últimas framboesas do ano, agora só em 2011. Nossas framboesas são totalmente orgânicas, plantadas em solo adubado com esterco puro, de mudas silvestres e até hoje elas nunca receberam qualquer tipo de aditivo ou pesticida. Este ano a colheita da framboesa foi fantástica e compensou a fraca colheita dos mirtilos e das ameixas. Nesta geléia o par das minhas maravilhosas framboesas é um chocolate orgânico com 70% de cacau. Esta geléia estava a venda na loja de Niedermorschwihr, mas eu NÃO comprei. Resolvi pegar a receita e experimentar a minha própria versão e o resultado ficou fantástico, não tenho palavras para descrever. Mais um ponto para Madame Ferber.



Geléia orgânica de framboesa e chocolate

( a receita é de Christine Ferber, do livro Mes Confitures. Eu reduzi a quantidade de açúcar e não usei o método que ela recomenda na hora de colocar a geléia no vidro).


800 gramas de framboesas orgânicas (no caso do meu jardim)
1 1/2 xícaras de açúcar de cana orgânico
2 a 3 colheres de sopa de suco de limão verde, orgânico! Ha, pensou que não?
100 gramas de chocolate orgânico com pelo menos 50% de cacau (eu usei com 70%)

Como:

Numa panela de fundo grosso coloque as framboesas, o açúcar e o suco de limão e deixe cozinhar sob fogo médio até levantar fervura. Deixe ferver uns 5 minutos ou até as framboesas ficarem totalmente desfeitas. Retire a panela do fogo e deixe esfriar levemente antes de passar a mistura por uma peneira de metal. Amasse bem a mistura até retirar o máximo de polpa das framboesas. Eu pressiono bastante e raspo o fundo da peneira. Acabam passando várias sementinhas junto porque eu uso uma peneira grande com uma tela não muito fechada, mas eu acho que o fato de algumas sementinhas passarem dá charme ao produto final. Mas descarte as sementes da peneira e transfira a polpa peneirada para uma jarra medidora para conferir a quantidade de polpa obtida.

Você vai precisar de 100g de chocolate para cada 500ml de geléia, mas se você obtiver 450ml ou 600ml tá valendo 100g também, já que o sabor ficará mais ou menos intenso mas ainda muito presente. Coloque a polpa peneirada na panela e prove a mistura para conferir a quantidade de açúcar. Se achar que a geléia precisa de mais açúcar adicione um pouco mais. Ferva a polpa novamente e deixe ferver por uns dez minutos para dar uma reduzida. Se a mistura estiver muito líquida deixe que ferva um pouco mais. Depois disso desligue o fogo e adicione os pedaços de chocolate, aos poucos, mexendo com um batedor manual de metal, tipo fouet, até que todos os pedaços derretidos tenham sido incorporados a geléia. Transfira a geléia para um vidro esterilizado, feche a tampa até o limite, sem pressionar muito e deixe esfriar fora da geladeira.

Mantenha a vidro na geladeira e depois de aberto consuma dentro de duas semanas.

Comentários

Cininha disse…
Quem diria que se pode fazer geleia com chocolate :-)deve ser uma belissima combinação, essa eu vou experimentar concerteza.
Sempre a aprender :-)
bjs
Helena disse…
Claudia
Fiquei curiosa com a receita que tem dois dos meus ingredientes preferidos.
Vou tentar reproduzir com tudo biológico como tu fizeste.
Um beijo
Claudia disse…
Alcina,

Eu já publiquei uma outra receita de geléia com chocolate, de banana com chocolate, mas acho que esta com framboesa ficou mais interessante. É um sabor intenso, poderoso. Vale a pena fazer.

Helena,

O sabor é intenso e poderoso, muito bom. Eu usei chocolate com 70% e ficou bem maduro, perfeito. Se você tem acesso aos produtos biológicos, que chamamos de orgânicos no Brasil, use pois é sempre melhor usar produtos sem agentes químicos.

Beijos,

C.
Aninha Padredi disse…
Nossa que delícia!! Deve ter ficado divina!!
Beijocas
Valentina disse…
Estou aqui muito encantada/hipnotizada pela cor desta geléia - e textura pelo qu edá pra ver.
Claudia disse…
Aninha,

Ficou excelente, melhor que a de banana com chocolate.

Valentina,

A textura fica bem densa pois eu estou mantendo a geléia na geladeira o tempo todo e o chocolate faz com que este tipo de geléia fique levemente mais grossas que uma geléia comum. Fica meio manteiga e eu adoro.


Beijos,

Cláudia
Claudia Lima disse…
Claudia a cor desta geléia é realmente linda, sem se falar na combinação super inusitada.
Se ficou azedinha tanto melhor, eu tb prefiro assim.
Bjs :)
Gabi L disse…
MEU DEUS QUE MARAVILHA!
Assim que eu conseguir os ingredientes vou fazer com certeza!
Adoro o seu blog!
Beijocas
Gabi
Unknown disse…
Claudia, eu já fiz aquela geléia de banana com chocolate e amei, essa então deve ser dos deuses!!! E tudo orgânico! Maravilha! Deu água na boca! Beijos!
Cebolinhando disse…
Nossa, fica com uma cara ótima! A foto com a torrada, pra quem perdeu a hora e não tomou café da manhã, está de matar!! rs!
Beijos
A Meu Gosto disse…
Deve ser fantástica a combinação dos dois sabores :D

Beijinho

Postagens mais visitadas