Com gosto de casa de mãe: bobó de camarão..



Estava arrumando o freezer e descongelando o que precisa ser consumido antes da minha viagem para abrir espaço para as comidinhas frescas que estão sendo preparadas para aqueles que ficarão por aqui, diga-se: Per. Meio quilo de camarão estavam ali pedindo para serem devorados. E já com a cabeça no Rio, lembrei-me do bobó de camarão da mamãe, comida com jeito e sabor de casa de mãe. Um dos meus pratos favoritos. Fiz uma adaptação e não usei nem leite de coco, nem dendê, pois não tinha nenhum dos dois em casa no momento. A mandioca e páprica em pó comandaram o show de sabores juntamente com os camarões e um tantinho de creme de leite. Ficou tão bom, mas tão bom que devoramos tudo e ainda limpamos o fundo da panela com pão.



As receitas de bobó de camarão que circulam pela aí não são muito diferentes umas das outras. Algumas delas podem pedir camarão seco, outras pimentão vermelho, mas a base é mesma: camarão, creme de mandioca, leite de coco e um tantinho de nada de dendê (óleo de palma vermelho). A quantidade e o tipo de pimenta e alho vai depender do gosto do freguês. Eu encho de alho e cebola, sempre, qualquer comida minha costuma ter sempre muito alho e muita cebola. Mas como usei o mixer de mão para triturar tudo e formar um creme homogêneo não ficaram muitos pedaços para contar histórias, se é que vocês me entendem...



Meu bobó de camarão: versão sem dendê e sem leite de coco

(para duas pessoas)

24 camarões grandes (cerca de 500 gramas)
4-5 tomates maduros pelados (use de lata se preferir)
1 cebola média picada
4 dentes de alho grandes (2 picados e 2 esmagados)
1 colher de sopa de páprica picante (use o quanto preferir)
sal e pimenta do reino a gosto
400 gramas de mandioca cozida (use menos se preferir)
salsinha picada
cebolinha picada
100 ml de creme de leite
2 a 3 colheres de sopa de azeite
água

Como:

Descasque a mandioca, corte-a em pedaços pequenos. Cozinhe a mandioca em bastante água até ficar bem macia. Retire a mandioca da água e reserve a água da mandioca na panela.

Se seu camarão estiver congelado descongele-os antes de usar. Descasque e limpe os camarões reserve os camarões descascados. Coloque as cascas e cabeças dos camarões na panela com a água da mandioca, adicione um ou dois dentes de alho esmagados. Cozinhe as cabeças, cascas e dentes de alho por uns 10 minutos com a água onde foi cozida a mandioca e usando a mesma panela. Coe o caldo de camarão e alho, descarte cascas e cabeças e reserve o caldo.

Numa outra panela grande, em fogo médio, coloque o azeite. Adicione a cebola picada e deixe cozinhar até ficar transparente, sem queimar. Aumente um pouco o fogo e adicione o alho picado e os camarões. Doure os camarões dos dois lados até ficarem levemente cozidos, de 2 a 3 minutos. Retire os camarões da panela, apenas os camarões e transfira-os para um prato e reserve.

Adicione então os tomates pelados picados com uma concha do caldo de camarão e deixe os tomates cozinharem até ficarem macios. Se precisar adicione mais caldo. Adicione os pedaços da mandioca cozida ao molho de tomates e um pouco mais de caldo. Deixe esta mistura cozinhar por cerca de 2 a 3 minutos. Adicione então a páprica, pimenta do reino, salsa e cebolinha picadas e um pouco mais de caldo se necessário. Retire a panela do fogo e usando um mixer de mão, ou o liquidificador, processe a mistura até formar um creme grosso. Se necessário adicione um pouco do caldo de camarão na hora de bater. Transfira o creme de mandioca e tomates de volta para a panela e deixe cozinhar um pouco mais. Adicione mais caldo se necessário. Quando ferver adicione os camarões reservados, adicione o sal e prove. Se necessário adicione mais pimenta, páprica e mais salsinha picada. Deixe ferver e adicione por fim o creme de leite.

Sirva quente com torradas de pão francês ou pão sueco.

Comentários

Gina disse…
Não costumo usar azeite dendê em nada. E fica bom do mesmo jeito.
Já o leite de coco não dispenso. Mas esse não é prato para fazer com frequência, apesar de ser muito gostoso.
Comidinha de mãe é tão bom!
Tá chegando a hora da viagem. Nosso período no Rio não coincide, que pena!
Bjs.
Que maneira diferente de preparar um bobó, adorei...deve ficar bom demais, só as fotos confirmam essa delícia. beijinhos
Unknown disse…
Ainda nunca fiz bobo de camarao, mas ando com uma curiosidade enorme em experimentar. Adorei esta sua alternativa.

Beijinhos
Lara Leal disse…
Amo Bobó!!Vou tentar esta receita. Beijos,
Lara
Nada melhor que comida de mãe.
Nunca provei, mas fiquei com muita vontade, quem sabe na proxima limpeza do meu frigorifico.
Beijo
Moira
Paula Pacheco disse…
Mesmo sem dende e leite de coco, seu bobo ficou lindo pelas fotos, adorei.
Meninaaa quequeisso??? 28,30 graus???
Brrrr...muito frio, Oslo é linda, imagina no verão.
bjs
Paula
Claudia Lima disse…
O Bobó é um prato novo no meu repertório: Só fiz 2 vezes.
A primeira vez não acertei muito bem, mas na segunda ficou ótimo. Só que fiz de frango.
Gostei da dica da páprica. Da proxima vez vou usar.
Bjs :)
Figos & Funghis disse…
Simplesmente amei sua receita. Quanta criatividade para não usar o dendê e o leite de côco. Além de ficar mais saborosa deve ficar bem mais leve também.
Parabéns pela receita!
Bjinhos
Claudia disse…
Gina,

O dendê dá uma graça em muitos pratos, mas precisa ser pouquinho. Eu gosto, mas o leite de coco nem sempre eu tenho e nem sempre eu uso. Mesmo assim ficou tudo de bom.

Que pena mesmo, teria sido ótimo te encontrar pessoalmente.

Suely,

Ficou maravilhoso, mais simples mas super bom.


Cachuete,

O creme de mandioca é o segredo do bobo e realmente vale a pena experimentar. O único problema de fazer bobo é descascar mandioca, afe, que dura que é...

Bela,

Sirva-se a vontade que ficou muito bom!

Lara,

Bobó é tudo, minha mãe fazia sempre e até hoje é uma das minhas comidas favoritas também.

Moira,

O bobó, camarões com creme de mandioca, é tudo de bom, não vale a pena esperar uma limpeza não, vai por mim!


Paula,

Bobó é uma maravilha para estes dias extremamente frios, alimenta que é uma beleza e ficou tão gostoso. Nunca teria feito assim se tivesse o leite de coco e o dendê em casa!

Clauzinha,

Bobó é mesmo uma maravilha e a páprica ajuda tanto a dar mais cor como a dar uma esquentadinha leve no sabor já que eu não gosto de pimenta forte!

Figos e funghis,

Olha, ficou super bom mas se ficou realmente mais leve eu não sei pois eventualmente o leite de coco pode ser mais leve que o creme de leite e a mandioca é sempre calórica, né? Mas o que importa é o sabor que ficou perfeito!

Beijos para todas,

Claudia
Susana Gomes disse…
Querida, tb é um prato que gosto muito e mesmo não sendo brasileira, cá em casa faço regularmente, muitas vezes com frango.
Agora descascar a mandioca não é brincadeira... :)


Beijinhos
Luciana disse…
Ai que delícia!!!
Eu näo tinha visto esse post ainda, babei, ficou lindo, deve ser saboroso, vou tentar imitar, tão logo eu consiga comprar macaxeira.

Beijo
Anônimo disse…
Como capixaba, eu aprovo esta receita! No Espírito Santo não se usa dendê e leite de côco. Só uma implicânciazinha: sem creme de leite é bobó, com creme de leite é creme de camarão!

Fiz ontem e ficou excelente com arroz. Minha dica: uma colher de manteiga misturada depois de tirar do fogo enriquece o bobó e acentua o sabor.

Felizes bobós a todos!
IVA PASSOS disse…
É uma licença poética pois a receita que é baiana, originalmente leva dendê, camarão fresco, aimpin (ou mandioca)e leite de coco. Mas a cozinha é dinamica mesmo, vale tudo!
Unknown disse…
Amei a receita , mas tenho medo de trabalhar com o camarão , primeiro não sei comprar onde moro só vende congelado , é uma fez eu fiz ficou borrachudo ... Vc tem alguma. Dica ? Obrigada

Karen
USA
Shirley disse…
Receita maravilhosa, depois de perder alguns bobós por errar a marca correta do leite de coco, resolvi testar sem e eis a surpresa, ficou muuuuuito bom... nrm precisou do creme de leite, ah, tmb coloquei coentro. Obrigada pela receita.
Shirley disse…
Receita maravilhosa, depois de perder alguns bobós por errar a marca correta do leite de coco, resolvi testar sem e eis a surpresa, ficou muuuuuito bom... nrm precisou do creme de leite, ah, tmb coloquei coentro. Obrigada pela receita.

Postagens mais visitadas