E teve bolo de chocolate...



Claro que também rolou um bolo na noite de sexta-feira. Bolo para mim tem que ser de chocolate e se tiver uma cobertura com morangos melhor ainda. E na sexta teve os dois além de chantilly com baunilha que deu aquela liga. A massa do bolo é apenas um pão de ló de chocolate pois era para ser um rocambole de chocolate com recheio e cobertura de creme e morangos mas o inesperado tomou conta. O meu pequeno público votou pelo bolo tradicional ao invés do rocambole e eu cortei a massa ao meio, em dois retângulos médios e coloquei um por cima do outro.

Eu não tive como fazer boas fotos na noite de sexta, ficou escuro e minha cozinha só tem dois cantos com alguma luz: em cima do fogão ou sobre uma tábua de pães sob a luz fria que ilumina a pia. Fiz o que pude. No dia seguinte fotografei pedaços da sobra e ficou um pouco melhor. Ficou tudo uma delícia, muito pouco doce eu diria, as crianças não deliraram com o sabor meio-amargo do bolo. Estela só comeu os morangos com creme. Raspou tudinho deixando os retângulos de chocolate sujos de creme de lado. Eu não me importo, os sabores do chocolate amargo são mais adultos. Tormod em compensação gosta de bolos de chocolate amargo.



Pão de ló de chocolate com morangos e cobertura de baunilha


6 ovos separados
6 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de cacau em pó (eu uso cacau mas use chocolate se preferir)
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
pitada de sal

Como:

Aqueça o forno a 180C. Unte uma forma retangular média ou grande, forre com papel manteiga e unte o papel.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Bata as gemas com o acúcar até dobrar de volume. Adicione o chocolate/cacau as gemas e bata para incorporar. Adicione as claras e bata mais um pouco. Adicione então a farinha, duas colheres de cada vez, e por fim a baunilha e mexando suavemente com uma colher de pau ou uma espátula para não perder o volume, mexa até incorporar totalmente a farinha.

Transfira a massa para a forma preparada. Espalhe a massa por toda a forma até formar uma massa bem fina com pouco mais de 1 cm de altura. Asse por 15 a 20 minutos a 180C ou até que um palito saia seco.

Deixe esfriar na forma, desenforme e decore como preferir. Eu usei creme de chantilly com baunilha e morangos mas você pode rechear da forma que preferir.


Primeira camada do bolo com uma camada de creme de chantilly e morangos;



Segunda camada do bolo ainda sem os morangos;


O bolo finalizado. Duas camadas de pão de ló cobertos de chantilly e morangos picados.


Pedaço do bolo depois de cortado...


Cobertura:


300ml de creme de leite para chantilly
1 colher de chá de extrato natural de baunilha
4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
400 gramas de morangos lavados e secos.

Adicione o açúcar e a baunilha ao creme de leite e com uma batedeira em potência alta bata até formar um chantilly não muito duro. Cubra as camadas do bolo com o chantilly e decore com os morangos picados ou inteiros, eu prefiro picadinhos.

Rende 8 porções.

Comentários

Isabel disse…
Venho comentar um post e logo aparece outro! O bolo ficou lindo e essas montagens fotográficas com as rosas ficam tão bonitas. Tenho que ir brincar com o picasa também!
Bjs
Glau disse…
nossa Clau, ficou lindo!
Claudia disse…
Isabel,

Picasa já! É a maior diversão!
Bj.


Glau,

Ficou bom para caramba. Se eu comprar morangos hoje vou fazer de novo. Bj.

C.
Nana disse…
Clau, adoro bolo assim!
Parabéns moça, muita felicidade e alegria para ti!
Que os raios da primavera te esquente um pouco na terra do gelo viu.
Bjss
Simone Izumi disse…
C.:
um pedaço triplo , por favor??
:-D
bisous
Cláudia Marques disse…
Você quer é matar-nos! De emoção, de gula, e outras coisitas...

bjs
Gina disse…
Prefiro tudo que é menos doce. Pra mim, tá perfeito assim.
Fiz um post falando do trabalho do filho, que é músico. Dê uma passadinha lá.
Bjs.
Claudia Lima disse…
Claudia adoro bolos assim com carinha de verão! Ficou lindo!
Faço de vez em quando, meu marido adora tb.
Ainda outro dia estva atras de uma receita de pão-de-ló de chocolate e não consegui encontrar, nem na net, algo que me agradasse. Vou anotar correndo esta receita.
Bjs :)
Isabella disse…
Huuummm, pão de ló de chocolate amargo deve ser muuuuito bom!

As fotos estão lindas e tentadoras!
Unknown disse…
Ótima sugestão para meu bolinho de aniversário. Esse creme deve ser um arraso!!

Bjus
Cláudia,
Esse é um bolo perfeito para aniversário ou para outro dia qualquer, que esse bolo é bom demais para se comer só de vez em quando. Também gosto mais com cacau, exactamente porque fica menos doce.

Um Beijinho
Moira
Filipa disse…
Que bolo tão bonito, tão fresco, tão....saboroso (até se come com os olhos). Aproveito para lhe dar os Parabéns. Beijinhos
Susana Gomes disse…
Pois a última foto com o pedaço de bolo vai fazer-me salivar até ao jantar!
Lindo. :)
Beatriz Belliard disse…
FIcou lindo, alias chocolate com morango combina que é uma maravilha, eu tb prefiro chocolate mais amargo ! bj
Sarah disse…
Claudia, que bolo é esse?!!?!? Nossa....perfeito! lindo!
Bjos
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Miss jane disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas