Farofa de Pêras, ou talvez "crumble de peras"




Eu ainda tinha muitas pêras dando bobeira por aqui e amadurecendo rápido demais. Para evitar perdas fiz mais um docinho com elas. Desta vez eu fiz crumble, que pode ser traduzido como farofa. É uma espécie de 'tortinha' inglesa muito simplizinha mas deliciosa. Eu adoro as coisas simples, na maior parte do tempo. Acho que nada pode ser mais chique do que uma bela fatia de goiabada cascão servida com um generoso naco de catupiry, por exemplo. Crumble é isso, bem rústico, gostoso e muito chique (para mim). A mais tradicional de todas as crumbles é de pêras e as farofas que cobrem as frutas são em geral muito parecidas, levando açúcar mascavo, farinha branca, farinha de nozes e manteiga.

Durante muito tempo eu fiz uma receita da chef Helena Rizzo com farinha de castanha do Pará e açúcar mascavo. Mas deixei de usar castanha do Pará pois de tanto que fiz me enjoei um pouco. De uns tempos para cá passei a usar aveia.

A receita de crumble é simplérrima, rápida e fica muito boa se servida quente com uma bola de sorvete de creme/baunilha. As fotos que eu fiz agora a noite ficaram caídas mas agora não sei mais se culpo a luz noturna aqui estourou tudo, a câmera ou o vinho. Estas fotos foram são as que deram para salvar mais ou menos! Mas elas ficaram tão gostosas que eu quis mostrar mesmo assim!




Crumble de Peras

(Inspirada em receita da Chef Helena Rizzo do restaurante Maní em São Paulo)

4 peras descascadas e picadas em pedaços médios
100 gramas de manteiga gelada
200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açúcar mascavo
80 gramas de flocos de aveia sem açúcar e sem sabor
1 colher de chá de canela em pó
Suco de meio limão




Aqueça o forno a 180C. Pique as peras e esprema um pouco de suco de limão sobre elas e misture para espalhar o suco, se preferir salpique açúcar sobre as pêras. Unte quatro potes refratários individuais, salpique açúcar, distribua as peras picadas, salpique a canela e reserve. Com as mãos misture a manteiga picada em cubos com a farinha até formar uma farofa bem fina. Adicione o açúcar mascavo e continue misturando com as pontas dos dedos para incorporar todo o açúcar. Por fim adicione a aveia e misture com uma colher ou as mãos para dar uma leve incorporada. Divida a farofa sobre as pêras e lve ao forno por 20 a 25 minutos ou até as peras começarem a borbulhar e a farofa estiver dourada.

Comentários

Claudia Lima disse…
Claudia acho que estamos em sintonia! Acabei de tirar do forno um pirex com um Crisp de Peras. A casa toda está perfumada.
Como vc acho super elegante tb, apesar de ser uma coisa tão simples.
A minha receita é da Cooking Light e é a que sempre faço.
Caso vc queira checar está neste link:
http://clima65.blogspot.com/2007/12/crisp-de-peras.html
Bjs :)
Glau disse…
Vc diz que a receita é simplérrima, mas nestes potinhos ficam chiquérrimos.. vc tem cada louça linda!

Bjoca, Glau

Postagens mais visitadas