Pão de Minuto: Seria ele o 'Scone' brasileiro?



Minha mãe, sempre ela, fazia, e faz, um pãozinho meio seco, meio doce, meio salgado chamado Pão de Minuto. O nome, segundo ela, deve-se ao fato do tal pão ficar pronto em "minutos". A massa do pão de minuto é muito parecida, digamos idêntica, a do scone, aquele bem sucedido pãozinho anglo-escocês.

Ambos (pão de minuto e scone) tem uma massa bem grudenda ( feita de ovo, leite, manteiga, farinha, fermento em pó, açúcar e sal) que deve ser aberta com a mão, com pouca farinha, com pouca pegação e que assa em pouco tempo de forno. Assa-se até dourar! O resultado final é um pãozinho, como dito, 'mezzo' doce 'mezzo' salgado, com uma aparência rústica, um tanto montanhoso que é perfeito para brasileiros com requeijão, manteiga ou mel. Já a receita dos anglo-escoceses é servida com geléia (e o que mais?). Ambos são super "deilig" (ahhh, agora peguei vocês, "deilig" é delicioso em norueguês).



Hoje eu fiz pão de minuto, mas diferente, com cara de scone pois os fiz pequenos, meio 'biscuit', para levar para a minha sogra querida que faz niver hoje (83 anos com muita graça!). Ficaram bons, menos doce, já que eu reduzi o açúcar para 3 colheres de sopa. Chamei-os de 'pão de minuto de festa' (ou 'scones' de festa) pois são menores ('bite size') tipo aperitivinhos.

Uma diferença entre os dois tipos de pãezinhos é a glaze de ovo que cobre apenas o scone. O pão de minuto tem uma aparência menos brilhosa. A receita da minha mãe deve ter lá uma origem portuguesa, já que nossas cozinhas se misturam. Mas o que é interessante é que as receitas são idênticas.




Aqui vão as receitas:


Pão de Minuto da Mamãe:

500g Farinha de trigo
120g de Manteiga
1/2 xícara de Açúcar
Boa pitada de Sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de leite
1 Ovo

Misturar ovo, açúcar e manteiga em temperatura ambiente. Adicionar farinha e mexer, adicionar sal e mexer, adicionar leite e mexer, por fim adicionar o fermento até incorporar. A massa deve ficar meio grossa. Forrar uma forma com papel manteiga e fazer pãezinhos com a colher de sopa. Os pãezinhos vão crescer por isso deixar um espaço.

Assar a 200 C por 20 minutos


'Scone' Escocês ( receita da Amanda do blog Sole Mama)

500g de farinha de trigo
100g de manteiga (gelada cortada em cubos)
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
125ml de leite ( do tipo que preferir i.e. gordo ou magro!)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 ovo

Misturar o ovo e o leite e reservar. Misturar farinha, açúcar, sal e fermento e misturar. Adicionar a manteiga a farinha e misturar com a mão até formar uma farofa fina. Adicionar a mistura de leite e ovo a mistura de farinha. Abrir a massa de 2cm de grossura sobre uma superficie com pouca farinha, cortar os scones no formato que desejar (rodelinhas ou triângulos) e assar numa forma com papel manteiga por 15 minutos (até dourar) a 200c.

Comentários

Postagens mais visitadas